O Sistema r2soffner de Gestão de Competências


Em nossa visão, competências são a mobilização e aplicação de conhecimentos (fatos, conceitos, procedimentos), habilidades (técnicas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, que permitem a realização de tudo o que desejamos em nossas vidas, seja no nível pessoal (do cidadão), seja no nível profissional (do mundo do trabalho), e a resolução de problemas e demandas. Exemplos de competências são as tarefas de resolver problemas de forma eficaz, de tomar decisões otimizadas, de administrar a informação de forma crítica. Competências transformam o nosso potencial em ações de real valor, e tal valor é medido pelo desempenho apresentado por cada um de nós, em nossas vidas.

Utilizamos nosso conhecimento para a resolução de problemas e a tomada de decisão. Nossa inteligência mobiliza dados, informações e conhecimentos para conduzir projetos, que têm uma ação específica e um resultado desejado.

Competência é, portanto, a capacidade de identificar uma situação específica e enfrentá-la, pela avaliação inicial de seus componentes e posterior proposição de alternativas para sua solução, decisão ou otimização. Para David McLelland, são observáveis características individuais - conhecimento, habilidades, objetivos, valores - capazes de predizer/causar efetivo ou superior desempenho no trabalho ou em outra situação de vida. Benjamin Bloom e colaboradores identificaram objetivos educacionais, aos quais chamaram de capacidades ou comportamentos, nos níveis cognitivo, psicomotor e afetivo.

Enxergamos a gestão de competências como a administração integrada do potencial de cada um de nós, que utiliza as dimensões intelectuais e atitudinais/afetivas do conhecimento. É pela gestão das competências que garantimos alto desempenho na vida.

Competências são constituídas por componentes de habilidades mentais e motoras, atitudes, comportamentos, conhecimentos, valores e hábitos. Estes componentes formam um espectro contínuo, a partir do qual realizamos tudo o que desejamos em nossas vidas. Admninistrar ou gerir competências é cuidar de tudo isso de forma sistemática, planejada e controlada - a gestão de competências.


Conheça aqui os detalhes da nossa classificação de competências